quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O PAPEL DA MÍDIA NA PROMOÇÃO E NA REDUÇÃO DO USO DO TABACO



A mídia, em suas mais diversas apresentações e possibilidades, representa, ao mesmo tempo, entrave e parte da solução para o maior problema de saúde pública a ser enfrentado neste início do século XXI, o TABAGISMO.

O Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos publicou um trabalho importantíssimo sobre este tema: O Papel da Mídia na Promoção e na Redução do Uso do Tabaco. É uma obra extensa, de 684 páginas, mas que merece fazer parte da biblioteca virtual daqueles que zelam pelo controle do tabagismo no mundo.

Publicamos abaixo o prefácio deste trabalho, escrito por Tim Johnson, editor médico da rede norte-americana ABC News.

Alexandre Milagres.

"Prefácio
Assim que eu comecei a trabalhar em TV, com a afiliada da rede ABC em Boston, em 1972, a difusão pela televisão reinava, com o domínio apenas da ABC, CBS e NBC. Mesmo tendo entrado no negócio por acaso e não posuindo nenhum treinamento formal em mídia, rapidamente compreendi o poder das ondas em influenciar as mentes e os corações dos telespectadores. Eu também me tornei muito consciente da responsabilidade que isto acarretava, a necessidade de ser exato e compreensível, lembrando o conselho de Mark Twain de acautelar-se ao ler livros sobre saúde, pois os erros poderiam matá-lo.

Examinando com atenção os dados neste Guia fortemente informativo, mais uma vez fui remetido àquelas emoções: estimulado pelas oportunidades proporcionadas pela mídia e ansioso a cerca do poder de seu mal uso. Qualquer frase ou som podem afetar milhões de pessoas. Lidando com tabaco, eu penso que este poder potencial nunca deve ser esquecido.

O tabaco cativa as pessoas que não conseguem resistir racionalmente ao seu canto de sereia e pode liberar lentamente uma doença mortal que pode matá-las mesmo enquanto elas tentam fugir da armadilha potente da dependência. Portanto, aqueles dentre nós a quem foram dados os privilégios de acesso à mídia deveriam ser cuidadosos de suas próprias responsabilidades na luta contra o uso do tabaco – incluindo a necessidade de escolher palavras e imagens para evitar informação inadequada que levem a tentação aos jovens confiados aos nossos cuidados.

Eu passei a crer que, a não ser que nós pensemos e sintamos que estamos lutando uma batalha letal contra o uso do tabaco, nós não obteremos êxito em vencer as forças da corrente que irão promovê-lo. Este Guia contém informação em abundância sobre como a indústria do tabaco usa a mídia em benefício dela própria.

Penso que, como eu, mesmo se vocês já os viram em ação, vocês ficarão pasmos com as táticas utilizadas para promover o tabaco. O uso do tabaco é um fenômeno social largamente impulsionado pela mídia de massa ao longo do século passado, comandado por profissionais da indústria do tabaco, que mudam as suas estratégias constantemente para alcançar os seus objetivos. Eles combinam os recursos obtidos por uma indústria geradora de lucros com a mudança da mídia e do cenário regulatório, para venderem um produto que permanece sendo nosso maior desafio em saúde pública. Nós não removeremos o tabaco de nossa sociedade a não ser que queiramos compreender as constantes mudanças de tática da indústria.

Mas este Guia dá corangem e estímulo para contra-atacar – informação sobre esforços que obtiveram sucesso.

Mais uma vez, surpreendí-me com o que pode funcionar e fui estimulado a pensar sobre novas formas de marcar posição e fazer a diferença.

Eu os convido a considerar este Guia como uma referência valiosa para a compreensão de como a mídia pode ser utilizada na guerra contra o tabaco. Mantenha-o à mão para um aconselhamento inteligente, um encorajamento estratégico, e um parceiro numa causa nobre.

Tim Johnson,
Editor médico, da ABC News
Junho 2008

LINK para a íntegra do trabalho:
http://cancercontrol.cancer.gov/tcrb/monographs/19/m19_complete.pdf

NCI – National Cancer Institute
U.S. National Institutes of Health
www.cancer.gov "

Nenhum comentário: