segunda-feira, 24 de novembro de 2008

TABACO, AL GORE e A OUTRA VERDADE INCONVENIENTE


Al Gore, ex-Vice-Presidente dos Estados Unidos, é uma das mais importantes vozes mundiais da atualidade quando falamos sobre a preservação da vida no planeta e o aquecimento global causado pelo homem.
Se o presidente Bill Clinton foi o líder mundial que proferiu os discursos mais contundentes contra a indústria do tabaco, isto se deveu ao seu então principal escudeiro Al Gore, que era o seu vice à época. Até por que, Clinton era fumante, tendo inclusive utilizado-se de um de seus charutos habituais para, o que ele mesmo denominou de, 'relações sexuais impróprias', episódio que se tornou um processo e que quase lhe abreviou o mandato. O que poucos sabem, é que Al Gore é um dos mais ferrenhos combatentes do tabaco, isto desde que vivenciou o sofrimento de sua irmã fumante, Nancy Gore Hunger, morta aos 40 anos por câncer de pulmão. Nancy Gore, segundo as suas próprias palavras, era uma das pessoas de quem mais gostara na vida. O trágico, neste episódio da história da família Gore, é que eles eram plantadores de tabaco, em Tennessee, nos EUA.



Em seu livro, "Uma verdade Inconveniente, o que devemos saber (e fazer) sobre o aquecimento global", Al Gore escreveu:

"Nancy começou a fumar aos 13 anos e nunca parou. Tentou várias vezes, mas o cigarro realmente a dominava.

Os cientistas já tinham concluído que a nicotina viciava mais do que a heroína; e os estudos mostravam que aqueles que começam a fumar na adolescência, ou antes, são os que mais têm dificuldade em parar. Mesmo depois de 1964, quando um relatório do Ministério da Saúde afirmou, de forma clara e inquestionável, que fumar pode causar câncer no pulmão, as indústrias de cigarros continuaram trabalhando sem cessar para incentivar o público a não acreditar na ciência, tentando levantar dúvidas sobre o problema. ...

Falei em público pela primeira vez sobre a morte de minha irmã quando aceitei a nomeação do Partido Democrata para a Vice-Presidência, em 1996. Era impossível não falar nela enquanto o país estava travando uma guerra contra as indústrias de tabaco. O objetivo era fazê-las mudar sua maneira de agir _ não mais ludibriar os jovens, levando-os a cometer o mesmo erro que Nancy cometera quando começou a fumar aos 13 anos...

Sei, a partir desta experiência, que às vezes as pessoas demoram "a ligar os pontos", quando descobrem que um hábito ou comportamento antigo se revelam prejudiciais. ...Da mesma forma como os cientistas do ano de 1964 nos disseram claramente que o cigarro mata por causa do câncer de pulmão e outras doenças, hoje os melhores cientistas do século XXI estão nos dando um novo alerta. Eles nos advertem que o aquecimento e os poluentes que estamos lançando na atmosfera terrestre estão prejudicando o clima do planeta e colocando em grave risco o futuro da civilização humana.
E mais uma vez, estamos demorando tempo demais para ligar os pontos".
Ass. Albert Arnold 'Al' Gore Jr.

Nenhum comentário: